TUDO É LINDO EM NOME DO AMOR
SINOPSE
Tudo é Lindo em Nome do Amor propõe uma travessia cênica através do mito do amor romântico. Duas atrizes em companhia de uma banda de nove músicos, invocam clichês do nosso imaginário amoroso e compartilham com o público uma experiência guiada pelo corpo, entendido aqui como matéria e afeto. Entre a sinergia do teatro, da dança e da performance e com o desejo imperante de atravessar, esgotar, tensionar e celebrar rituais, gestos e discursos românticos, Tudo é Lindo em Nome do Amor pretende abrir caminhos para questionar papéis de gênero e os modos como fomos ensinados a amar.
TUDO É LINDO EM NOME DO AMOR é um projeto concebido e performado pelas artistas Bruna Betito e Debora Rebecchi, que busca, a partir do mito do amor romântico, investigar e questionar papéis e performances de gênero. O mito do amor romântico foi uma ficção necessária e historicamente construída para atender a interesses específicos de uma sociedade cristã e capitalista.
É na origem do amor cortês medieval, por exemplo, que temos também a origem do ciúme, do sentimento de posse e de práticas de controle. Historicamente, o 'ethos' que produziu o amor romântico é de uma família baseada na dissimetria, na opressão da mulher e na exclusão pelo preconceito sexual.
O que interessa ao projeto dentro do campo do mito do amor romântico são seus clichês, rituais, gestos, coreografias sociais e discursos culturalmente construídos. Olhar para essas práticas a fim de investigá- las, performá- las e confrontá- las, na tentativa de deslocar imagens profundamente enraizadas a respeito do papel da mulher.
Histórico
A primeira temporada da obra foi em setembro de 2018, no Galpão do Folias, em São Paulo. Depois seguiram para uma nova temporada no Teatro de Contêiner da Cia. Mungunzá em fevereiro de 2019, dentro do contexto da Mostra Abjeta. Em junho de 2019, o trabalho foi destaque da programação do SESC São José dos Campo. Foi um dos espetáculos selecionados para o 25º FENTEPP - Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente - 2019.
Ficha técnica
Concepção, direção e performance: Bruna Betito e Debora Rebecchi. Dramaturgia: Bruna Betito e Debora Rebecchi. Direção musical e trilha original: Felipe Pan Chacon. Músicos: Breno Barros, Bruno Cardoso, Bruno Nunes, Felipe Pan Chacon,Fernando Goldenberg, Franco Orlando, Gabriel Eleutério, Gabriel Parreira, Glauber Bento, Rodrigo Zanettini. Iluminação e Projeção: Laíza Dantas e Paula Hemsi. Figurino: Yumi Sakate. Som: João Candau. Fotos: Laio Rocha e Phillipp Lavra. Teaser: Alexandre Hugo. Captação de Imagem: André Cherri e Jeff Grochovs. Produção: Ana Zumas.
